"Assim que eu nasci, nos mudamos da Suíça de volta para Teerã. Pouco depois, a revolução aconteceu e tudo virou do avesso. Minha mãe se encontrou em uma nova identidade, em um espaço importante para ela: tornou-se ativista religiosa, diretora de escola e fez treinamento militar. Meu pai sentou-se em silêncio na sua cadeira favorita de casa e ouviu Bach. Os nossos tapetes de oração, o de minha mãe e o meu, foram colocados um ao lado do outro na sala de estar, próximos à janela. Fotografias de mulheres sem hijab foram rasgadas. Minha mãe censurou o passado —enquanto meu pai sonhava com um futuro diferente". Por meio de fotografias, imagens de arquivo, cartas e vozes, o documentário nos mostra uma história de amor, duas crenças diferentes e uma família no meio da turbulenta história recente do Irã.
Vencedor dos prêmios de melhor documentário em longa-metragem e de melhor uso criativo de imagens de arquivo no IDFA. Também foi exibido no IndieLisboa.
Título original: Radiograph of a Family
Ano: 2020
Classificação: 14
Duração: 82 min.
Gênero: Documentário
País: Irã, Noruega, Suíça
Tags: Irã, Noruega, Suíça, festivais internacionais, filmes premiados, documentário, família, memória, história, relação pais e filhos, religião, mulheres na direção, política
Cor: Cor
Direção: Firouzeh Khosrovani
Roteiro: Firouzeh Khosrovani
Fotografia: Mohammad Reza Jahanpanah
Montagem: Farahnaz Sharifi, Rainer Maria Trinkler
Produtor: Fabien Greenberg, Bård Kjøge Rønning
Produção: Antipode Films
Música: Peyman Yazdanian
World Sales: Taskovski Films
E-mail: [email protected]
Edições: 45