Balé de Balas (1998)
Sobre o filme
Tsukamoto Shinya retoma a análise pessoal e crítica à sociedade japonesa do pós-guerra que havia iniciado em Tetsuo (I e II) e Tóquio Porrada. O protagonista de Tetsuo, que se transforma no Homem de Ferro, é uma clara alusão ao Japão industrial e dependente das máquinas. Em Balé de Balas, Tsukamoto mostra coletivismo nacional, representado pelo Homem Salário, como o causador da alienação e solidão na vida moderna. Goda (interpretado pelo próprio Tsukamoto, que fez também roteiro, câmera e montagem do filme) é um yuppie de Tóquio. Trabalha como produtor de TV e leva uma vida de luxo, que é bruscamente interrompida quando sua namorada dá um tiro na cabeça. Apesar de ainda estar abalado com a morte da garota, ele decide retomar sua rotina. É seduzido por uma jovem punk, cujos amigos não fazem outra coisa senão humilhá-lo. São jovens sem sentimentos, nem por si próprios nem pelos outros. Goda quer vingança e provoca uma implacável batalha entre a primeira e a segunda geração de mutantes. A fotografia em preto-e-branco e a câmera na mão intensifica o clima de perdição, que não é tão estranho quanto nos filmes anteriores de Tsukamoto mas é igualmente assustador.
Ano: 1998
Duração: 90 min.
País: Japão
Cor: P&B
Direção: TSUKAMOTO SHINYA
Roteiro: Tsukamoto Shinya
Fotografia: Tsukamoto Shinya, Tenma Michiya
Elenco: Tsukamoto Shinya, Mano Kirina, Nakamura Tatsuya, Murase Takahiro
Edições: 23