Heimat 3.5 - Siga Me (2004)
Sobre o filme
1997. Sete anos depois da Queda do Muro, é tempo de um balanço das realizações sonhadas em 1989. Próximo dos 70 anos e sem filhos, Ernst dedica-se à criação de um museu em Goldbach, ao qual pretende legar sua notável coleção de pinturas expressionistas, e à amizade com o jovem Matko. O adolescente de 14 anos foi deixado em Schabbach, anos atrás, pela mãe iugoslava, que procurava protegê-lo da guerra que implodiu seu país. Matko poderia ser o filho que Ernst nunca teve, mas ele é retraído demais para acolher o rapaz.
Hermann e Clarissa recuperaram o afeto um pelo outro, a um duro preço. Agora, compartilham o sofrimento do tratamento do câncer dela, que acarreta uma infindável odisséia por terapias de risco e hospitais. A filha de Hermann, Lulu, que teve um filho do namorado Lutz, morto num acidente, vem morar com eles.
A prosperidade mudou drasticamente o ambiente da cidadezinha. O espírito comunitário cedeu lugar a uma visão individualista e voltada para o lucro. Nesse contexto, o projeto do museu de Ernst não encontra qualquer apoio. Ao contrário, a comunidade pretende impedi-lo a todo custo. A morte repentina de Ernst complica o cenário. Agora, seu sobrinho Hartmund, em grandes dificuldades financeiras, pretende vender os quadros para quitar suas dívidas. A tragédia também corta o caminho do jovem Matko.
Título original: Heimat 3.5 - Die Erben
Ano: 2004
Duração: 105 minutos
País: Alemanha
Cor: Colorido e preto e branco
Direção: EDGAR REITZ
Roteiro: Edgar Reitz Thomas Brussig
Fotografia: Thomas Mauch (1 a 4), Christian Reitz (5 e 6)
Elenco: Henry Arnold, Salome Kammer, Michael Kausch, Matthias Kniesbeck, Christian Leonard, Constance Wetzel, Nicola Schössler, Uwe Steimle, Tom Quaas, Larissa Iwlewa, Peter Schneider, Heiko Senst, Julia Prochnow, Karen Hempel, Peter Götz
Produtor: Robert Busch
Edições: 28