Sobre o filme
Um desafio proposto a 21 diretores de todo o mundo – contar a história de um encontro romântico em Paris -, resultou no longa-metragem Paris, Je T’Aime. Embora tenha sempre inspirado o cinema, Paris não vive apenas de seu passado. O ponto de partida, para os cineastas envolvidos no projeto, foi filmar a capital francesa nos dias de 2006, em busca de aspectos inéditos, que ainda não tivessem sido mostrados na tela grande, fugindo das imagens de cartão postal. Paris, Je T’Aime retrata a mistura de classes sociais, gerações, culturas e atmosferas. Os diretores, em sua maioria, estrangeiros, captam a realidade parisiense, mas também o encantamento que sentem visitando a cidade. A curiosidade os leva a descobrir novos ângulos da cidade, que não seriam explorados por quem nela vive.
Em Paris, o amor está em todos os lugares. Nos bares e cafés, debaixo da Torre Eiffel, no metrô. Em Paris, Je T’Aime, a cidade é vista como nunca havia sido antes imaginada. Os produtores Claudie Ossard e Emmanuel Benbihy contaram com a participação dos diretores: Walter Salles e Daniela Thomas (Loin du 16e), Olivier Assayas (Quartier des Enfants Rouges), Frédéric Auburtin e Gérard Depardieu (Quartier Latin), Gurinder Chadha (Quais de Seine), Sylvain Chomet (Tour Eiffel), Joel e Ethan Coen (Tuileries), Isabel Coixet (Bastille), Wes Craven (Père-Lachase), Alfonso Cuaron (Parc Monceau), Christopher Doyle (Porte de Choisy), Richard LaGravenese (Pigalle), Vincenzo Natali (Quartier de la Madeleine), Alexander Payne (14e arrondissement), Bruno Podalydès (Montmartre), Oliver Schmitz (Place de Fêtes), Nobuhiro Suwa (Place des Victoires), Tom Tykwer (Faubourg Saint-Denis) e Gus Van Sant (Les Marais) .
Os brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas contam a história de uma imigrante latino-americana (Catalina Sandino Moreno, de Maria Cheia de Graça, exibido na 28ª Mostra) que deixa seu bebê no subúrbio para cuidar de outro bebê, este nascido em berço de ouro. Os irmãos Joel e Ethan Coen falam de um turista norte-americano hostilizado por um casal francês na estação do metrô. Tom Tykwer mostra o fim do relacionamento entre a jovem e bonita atriz e seu namorado cego, e Alexander Payne encerra o filme com a história da turista norte-americana que fala francês, descobre Paris e a auto-estima.
Título original: Paris, Je T’aime
Ano: 2006
Duração: 120 minutos
País: França
Cor: color, 35mm
Direção: Walter SallesETHAN COENJOEL COENIsabel CoixetSYLVAIN CHOMETALEXANDER PAYNEALFONSO CUARÓNCHRISTOPHER DOYLEFRÉDÉRIC AUBURTINGURINDER CHADHAOLIVIER ASSAYASRICHARD LA GRAVENESEVINCENZO NATALIWES CRAVENGÉRARD DEPARDIEU
Roteiro: Olivier Assayas, Frédéric Auburtin, Gérard Depardieu, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel, Ethan Coen, Isabel Coixet, Wes Craven, Alfonso Cuaron, Christopher Doyle, Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Walter Salles
Produtor: Emmanuel Benbihy, Claudie Ossard
Música: Pierre Adenot
Edições: 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30, 30