A Face Oculta Da Lua (2004)
Sobre o filme
Dois irmãos, Philippe e André, levam existências completamente à parte. Trabalhando à noite como operador de telemarketing, durante o dia Philippe só tem pensamentos para sua tese de doutorado, que gira em torno da filosofia da cultura científica e das motivações narcisísticas da exploração espacial. O irmão mais novo, André, é gay e trabalha como meteorologista de TV numa emissora local. A morte de sua mãe impõe uma necessidade de reaproximação aos dois, sempre diferentes e rivais em tudo.
Mas a retomada de contato não tem como ser pacífica. Os dois discutem sobre a divisão dos bens e objetos deixados pela mãe, voltando à tona as memórias de sua infância. Para piorar, azedam-se as relações entre André e seu namorado Carl e reacende-se a mágoa entre Philippe e sua ex, Natalie. O clima de conflito nada pode ajudar a concentração de Philippe para escrever sua tese. Mais do que nunca, sua eterna preocupação em encontrar um sentido para o universo e descobrir qual o seu lugar dentro dele parecem essenciais.
Este novo trabalho do canadense Robert Lepage traduz com grande inventividade de imagens a divisão interior de seu protagonista e do irmão, ambos interpretados pelo diretor. A trilha sonora é de Benoît Jutras, habitual colaborador do Cirque du Soleil.
Título original: La Face Cachée de La Lune
Ano: 2004
Duração: 105’ minutos
País: Canadá
Cor: Colorido
Direção: ROBERT LEPAGE
Roteiro: Robert Lepage
Fotografia: Ronald Plante
Elenco: Robert Lepage, Anne-Marie Cadieux, Marco Poulin, Céline Bonnier, Gregory Hlady, Érika Gagnon
Produtor: Bob Krupinsky e Mario St. Laurent
Edições: 28