Jornal da Mostra

10/10/2024

48ª Mostra realiza retrospectiva com três filmes do cineasta palestino Michel Khleifi

Juri da 48ª Mostra
Juri da 48ª Mostra

A 48ª Mostra realiza uma restrospectiva com três dos mais importantes filmes de Michel Khleifi, diretor palestino pioneiro no cinema da região. 

“A Memória Fértil” (1980) foi o primeiro filme realizado por um diretor palestino dentro das fronteiras de Israel estabelecidas em 1967. Nem documentário nem ficção, o longa acompanha duas mulheres palestinas. Khleifi observa de perto o cotidiano de cada uma, revelando personalidades contrastantes, mas que partilham a mesma luta por liberdade e dignidade.

Primeiro longa-metragem palestino realizado na Palestina por um diretor palestino, “Núpcias na Galileia” (1987) acompanha a história de um casamento que acontece em uma pequena localidade ocupada e as tensões, contradições e hostilidades contemporâneas que cercam o momento. O filme foi o vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes e do prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastián. 

“O Conto das Três Jóias Perdidas” é o título que completa a retrospectiva. Realizado em 1995, foi o primeiro filme feito em Gaza. Nele, vemos Yussef, um palestino de 12 anos que tenta encontrar as três joias que faltam em um colar, trazido da América do Sul pelo avô da menina por quem é apaixonado. Essa busca, que se entrelaça ao cotidiano da população de Gaza, faz o adolescente descobrir não apenas as joias, mas também a vida e seu significado.

Leia mais sobre Michel Khleifi nos textos da seção Homenagens.