14/10/2024
Filmes dirigidos por mulheres ganham destaque na programação da 48ª Mostra; nesta edição, 109 obras, entre documentários, ficções e animações, expressam a pluralidade do olhar feminino no cinema.
As diretoras marcam presença em todas as seções da Mostra: Perspectiva Internacional, Mostra Brasil, Competição Novos Diretores, Apresentação Especial e Realidade Virtual.
Há produções premiadas nos principais festivais internacionais, como “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, dirigido pela cineasta indiana Payal Kapadia, que venceu o grande prêmio do júri no Festival de Cannes, e “Vermiglio”, com direção da italiana Maura Delpero, que ganhou o grande prêmio do júri no Festival de Veneza, além de “Sujo”, vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Sundance, e “Holy Cow”, ganhador do Prêmio da Juventude da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
A 1ª Mostrinha, que reúne uma seleção de filmes voltados ao público infantojuvenil, também conta com produções dirigidas por mulheres, como a ficção alemã "Vencedores", de Soleen Yusef, e a animação "A Raposa e a Lebre Salvam a Floresta", da cineasta e ilustradora holandesa Mascha Halberstad.
Confira a lista completa dos filmes dirigidos por mulheres e exibidos na 48ª Mostra.