Jornal da Mostra

25/08/2025

49ª Mostra apresenta o pôster da edição, assinado por Valter Hugo Mãe

Juri da 48ª Mostra
Juri da 48ª Mostra

Documentário sobre o escritor e a adaptação da obra homônima "O Filho de Mil Homens" também serão exibidos no evento.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresenta o cartaz da 49ª edição, com arte criada pelo escritor português Valter Hugo Mãe, autor de títulos célebres da literatura contemporânea como “A Máquina de Fazer Espanhóis”, “O Filho de Mil Homens”, “A Desumanização” e “Homens Imprudentemente Poéticos”. 

Também artista plástico, Valter tem um trabalho visual que dialoga com o que escreve: é detalhista, cheio de repetições gráficas, obsessões e gestos quase caligráficos que lembram a sua cadência textual. Em desenhos e pinturas, ele explora linhas sinuosas, padrões cumulativos e imagens que evocam tanto o orgânico (plantas, corpos, cabelos, ondas) quanto o imaginário (criaturas, olhos, símbolos).

Renata de Almeida, diretora da Mostra, conta que ao ver o pôster pela primeira vez, de cara, pensou no processo curatorial. "Pensei no trabalho de curadoria como um mar de filmes com algumas pérolas. Porque é justamente esse o trabalho de curadoria que um festival como a Mostra faz.”

A 49ª edição da Mostra vai exibir “De Lugar Nenhum”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes (conhecido por filmes como “José e Pilar”, de 2010, e “O Sentido da Vida”, de 2022), documentário que faz um delicado retrato de Valter Hugo Mãe. O longa-metragem foi filmado durante sete anos e acompanha os processos criativo e de escrita do livro “A Desumanização”, cuja história se passa na Islândia. 

O documentário também tem como cenário Macau, Brasil e Portugal, e conta com os depoimentos da mãe do escritor, dona Antónia, e da cartunista Laerte.

Valter Hugo Mãe ainda será celebrado pela 49ª Mostra com a exibição do longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, da Netflix. Com direção de Daniel Rezende e protagonizado por Rodrigo Santoro, o filme é uma adaptação do romance homônimo do português lançado em 2011. Essa é a primeira obra do autor adaptada para o cinema.

A história acompanha Crisóstomo, personagem de Santoro, um pescador solitário que sonha em ter um filho. A vida desse homem muda quando ele encontra Camilo, um menino órfão que decide acolher. Em uma tentativa de fugir da própria dor, Isaura cruza o caminho dos dois, e, em seguida, Antonino, um jovem incompreendido, também se conecta a eles. Juntos, os quatro aprendem o significado de família e o propósito de compartilhar a vida. O elenco ainda conta com Miguel Martines, Rebeca Jamir e Johnny Massaro.

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 16 a 30 de outubro de 2025.