17/11/2024
Tradicionalmente, a Mostra leva o olhar sobre o cinema para além da exibição dos filmes. Em sua 48ª edição, o evento contou, mais uma vez, com a participação da BRADA (Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil), que traz a visão de profissionais mulheres sobre o audiovisual, destacando o trabalho criativo, visual e sensorial realizado pela equipe de direção de arte.
Neste ano, o coletivo realizou duas mesas de debate e também premiou um filme da programação com o Prêmio BRADA de Direção de Arte, que foi entregue na cerimônia de encerramento, no dia de 30 de outubro.
Debates da BRADA na Cinemateca
A Sala Oscarito da Cinemateca Brasileira recebeu dois debates no dia 21 de outubro. Além de uma conversa sobre direção de arte no cinema, o Coletivo falou sobre o cinema indiano, acompanhando a programação do Foco Índia da 48ª Mostra.
Confira abaixo como foram os debates da BRADA na Mostra.
Mesa 1 | Memória e Identidade: Cinema Indiano e Confluências Étnicas na Criação da Narrativa Espaço-Visual
A partir da perspectiva do diretor indiano Satyajit Ray, que recebe uma retrospectiva na 48ª Mostra, o debate aborda as confluências existentes entre identidade, memória e a construção da narrativa visual da direção de arte. A mesa propõe a reflexão sobre como o cinema indiano, com suas ricas tradições culturais e narrativas, se entrelaçam com outras raízes étnicas.
Mediação: Nina Simão
Com: Juily Manghirmalani, Priscila Leonel, Cecilia Mello, Isabel Xavier
Mesa 2 | A Direção de Arte na Construção do Olhar
A mesa reúne diretores e diretoras de arte que trabalharam em títulos que estão em exibição na 48ª Mostra: “Enterre Seus Mortos”, “Oeste Outra Vez”, “Dormir de Olhos Abertos”, “Aqueles Dias”, “A Mulher que Chora” e “Malês”. A mesa apresenta os processos vivenciados pelos profissionais e suas equipes na realização dos filmes, e debate de que maneira seus trabalhos influenciam a construção de uma obra cinematográfica.
Mediação: Maíra Mesquita
Com: Ana Paula Cardoso, Carol Tanajura, Fernanda Carlucci, Isabelle Bittencourt, Diogo Hayashi, Rafael Cabeça