17/10/2024
Para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, levante de 1974 que pôs fim ao regime autoritário salazarista em Portugal, a Mostra apresenta o evento "Foi Bonita a Festa Pá", que contará com a exibição da versão restaurada do filme "Capitães de Abril" (2000).
Dirigido por Maria de Medeiros, "Capitães de Abril", que venceu o prêmio do júri de melhor filme da 24ª Mostra, em 2000, pode ser visto neste sábado (19), às 18h, na Cinemateca Brasileira. Após a sessão, a diretora e atriz portuguesa participa de um bate-papo com o público.
No filme, em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril de 1974, uma estação de rádio toca uma canção proibida: “Grândola”. Poderia ser apenas um ato insubordinado de algum jornalista rebelde, mas era, na verdade, o sinal planejado para o início de um golpe de Estado militar que mudaria a face do país e o destino de vastos territórios na África.
Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas rebeldes tomam os quartéis. Às três horas da manhã, entram em Lisboa, sob o comando de jovens militares que lutam pela liberdade sem desrespeitar os civis ou fazer uso da violência.
Exibição de "Capitães de Abril" | Celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal
Cinemateca Brasileira (Sala Grande Otelo), às 18h
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino