Jornal da Mostra

17/10/2024

Sessão especial de “Capitães de Abril“ celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos; evento acontece na Cinemateca neste sábado (19)

Juri da 48ª Mostra
Juri da 48ª Mostra

Para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, levante de 1974 que pôs fim ao regime autoritário salazarista em Portugal, a Mostra apresenta o evento "Foi Bonita a Festa Pá", que contará com a exibição da versão restaurada do filme "Capitães de Abril" (2000).

Dirigido por Maria de Medeiros, "Capitães de Abril", que venceu o prêmio do júri de melhor filme da 24ª Mostra, em 2000, pode ser visto neste sábado (19), às 18h, na Cinemateca Brasileira. Após a sessão, a diretora e atriz portuguesa participa de um bate-papo com o público.

No filme, em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril de 1974, uma estação de rádio toca uma canção proibida: “Grândola”. Poderia ser apenas um ato insubordinado de algum jornalista rebelde, mas era, na verdade, o sinal planejado para o início de um golpe de Estado militar que mudaria a face do país e o destino de vastos territórios na África. 

Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas rebeldes tomam os quartéis. Às três horas da manhã, entram em Lisboa, sob o comando de jovens militares que lutam pela liberdade sem desrespeitar os civis ou fazer uso da violência. 

 

Exibição de "Capitães de Abril" | Celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal

Cinemateca Brasileira (Sala Grande Otelo), às 18h

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino