O povo do Lesoto —um país nas montanhas, cercado pela África do Sul— enfrenta diversos desafios. No entanto, as comunidades de base do país também demonstram uma enorme capacidade e têm uma imensa criatividade. Muitos artistas usam seu talento para transformar negativos em positivos: designers que, do lixo, fazem belas joias, roupas e tapetes, cineastas que transformam tragédias em expressões artísticas de resiliência e compaixão, músicos que escrevem canções para salvar o meio ambiente. O filme retrata esses criadores inventivos que usam a arte como um meio de comunicar um desejo comum de mudança.
O filme "Unidas por Bissau (Nô Kumpu Guiné): Agroecologia e Feminismo na Guiné-Bissau" será exibido juntamente com as sessões do filme "Do Lixo ao Tesouro: Transformando Negativos em Positivos", dentro do programa "Culturas de Resistencia" que promovem o empoderamento das mulheres através da agroecologia, e da filosofia de transformar o negativo em positivo através da criatividade, reciclagem, arte, cultura.
Devido à crise humanitária em Gaza, serão exibidos, a pedido da diretora, os 3 curtas sobre Gaza: “Israeli Attack on the Mavi Marmara”, “Fishing Under Fire”, “Gaza Freedom March 2009”. São filmes sobre suas experiências na Palestina, que abrem um debate sobre a necessidade dos seres humanos de recuperar a humanidade e de trabalhar pela paz com justiça.
Título original: From Trash to Treasure: Turning Negatives Into Positives
Ano: 2020
Classificação: 12
Duração: 25 min.
Gênero: Documentário
País: Lesoto, EUA, Brasil, Bulgária
Tags: Lesoto, EUA, Brasil, Bulgária, documentário, desigualdade social, ativismo, curta-metragem, mulheres na direção
Cor: Cor
Direção: Iara Lee
Fotografia: Dimo Petkov
Montagem: Dimo Petkov
Produtor: Iara Lee
Produção: Cultures Of Resistance Films
E-mail: [email protected]
Edições: 47