Principiante (2007)
Sobre o filme
Um road-movie urbano que segue as convenções do gênero e apresenta dois personagens que tentam se encontrar durante uma noite. É uma história sobre a cidade que se torna uma metáfora do subdesenvolvimento às avessas da "Polônia lado B". A imaturidade, vista como uma fuga das obrigações, é o principal tema do filme. Isso resulta na solidão das pessoas. Principiante foca o problema da imigração. Marcin e Kasia querem se mudar para a capital do país porque não têm coragem de ir a um lugar mais distante. Jan engana a si próprio e escolhe uma migração interna ao mundo que ele mesmo construiu para si no abrigo de seu apartamento e estúdio. Radek escapa para um mundo de sonhos em que alienígenas um dia o levarão a um lugar melhor. Igor constrói ao seu redor uma barreira de mentiras e aparências.
Todos procuram pela felicidade a seu modo e, como resultado, eles perdem a habilidade de se comunicar com outras pessoas.
A cidade de Lodz é uma metáfora da Polônia, como nas primeiras palavras do filme: "É cinza, triste... a rua Piotrkowska é a única atração aqui."
Título original: Aleja Gowniarzy
Ano: 2007
Duração: 87 minutos
País: Polônia
Cor: color, 35mm
Direção: PIOTR SZCZEPANSKI
Roteiro: Piotr Szczepanski
Fotografia: Piotr Szczepanski
Elenco: Marcin Brzozowski, Ewa Lukasiewicz, Wojciech Mecwaldowsk, Bartosz Picher
Produtor: Anna Pachnicka
Música: Vários artistas
Edições: 31