14/10/2024
Em sua 48ª edição, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe mais de 80 títulos que receberam prêmios em renomados festivais ao redor do mundo.
Do Festival de Cannes, chegam, por exemplo, “Anora”, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro, “Grand Tour”, de Miguel Gomes, vencedor do prêmio de melhor direção, e “Tudo que Imaginamos Como Luz”, de Payal Kapadia, ganhador do Grande Prêmio do Júri.
Na programação, há também filmes premiados no Festival de Veneza, como o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do prêmio de melhor roteiro, “Vermiglio”, ganhador do grande prêmio do júri, e “Abril”, de Dea Kulumbegashvili, que recebeu o prêmio especial do júri.
A Mostra exibe ainda “Dahomey”, Urso de Ouro no Festival de Berlim, e “Flathead”, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Roterdã.
O documentário “No Other Land”, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor, arrebatou prêmios em vários festivais: Berlim, CPH: DOX, Visions du Réel e IndieLisboa.
Confira, abaixo, a lista dos filmes premiados em festivais internacionais exibidos na 48ª Mostra.
BAFICI
E, Em Direção a Becos Felizes (And, Towards Happy Alleys), de Sreemoyee Singh (prêmio de melhor filme internacional)
CPH: DOX
Os Apartamentos (The Flats), de Alessandra Celesia (prêmio de melhor filme)
Marchando na Escuridão (Marching in the Dark), de Kinshuk Surjan (menção especial na competição HUMAN:RIGHTS Award)
No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (prêmio do público)
Festival de Annecy
Memórias de um Caracol (Memoir of a Snail), de Adam Elliot (prêmio de melhor filme)
Totto-Chan: A Menina na Janela (Totto-Chan: The Little Girl at the Window), de Shinnosuke Yakuwa (Prêmio Paul Grimault)
Festival de Berlim
Dahomey (Dahomey), de Mati Diop (Urso de Ouro)
Dormir de Olhos Abertos (Sleep with Your Eyes Open), de Nele Wohlatz (prêmio da crítica da seção Encontros)
Dying - A Última Sinfonia (Dying), de Matthias Glasner (prêmio de melhor roteiro)
Corações Jovens (Young Hearts), de Anthony Schatteman (menção especial da seção Generation Kplus)
Favoriten (Favoriten), de Ruth Beckermann (prêmio Peace Film)
Maydegol (Maydegol), de Sarvnaz Alambeigi (menção especial do júri internacional da seção Generation 14plus)
No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (prêmio do público da seção Panorama Documentário)
O Banho do Diabo (The Devil`s Bath), de Severin Fiala, Veronika Franz (prêmio de melhor contribuição artística)
O Maior Bocejo da História (The Great Yawn of History), de Aliyar Rasti (prêmio especial do júri da seção Encontros)
Pequenas Coisas Como Estas (Small Things Like These), de Tim Mielants (prêmio de melhor atuação coadjuvante, para Emily Watson)
Sex (Sex), de Dag Johan Haugerud (prêmios do júri ecumênico e da Confederação Internacional de Cinemas de Arte (CICAE) da seção Panorama)
Shahid (Shahid), de Narges Kalhor (prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte (CICAE) da seção Fórum)
Um Homem Diferente (A Different Man), de Aaron Schimberg (prêmio de melhor atuação principal, para Sebastian Stan)
Who By Fire (Who By Fire), de Philippe Lesage (grande prêmio da seção Generation 14plus)
Festival de Busan
A Casa das Estações (House of the Seasons), de Jung Min Oh (prêmios KBS Independent Film, CGK e Aurora Media)
Festival de Cannes
A Borda dos Sonhos (The Brink of Dreams), de Nada Riyadh, Ayman El Amir (prêmio de melhor documentário)
Anora (Anora), de Sean Baker (Palma de Ouro)
Ao Contrário (The Other Way Around), de Jonas Trueba (prêmio Label Europa Cinemas da Quinzena dos Realizadores)
Baby (Baby), de Marcelo Caetano (prêmio de ator em ascensão, para Ricardo Teodoro, na Semana da Crítica)
Blue Sun Palace (Blue Sun Palace), de Constance Tsang (vencedor do French Touch Prize da Semana da Crítica)
Deserto da Namíbia (Desert of Namibia), de Yoko Yamanaka (prêmio da crítica da Quinzena dos Realizadores)
Ernest Cole: Achados e Perdidos (Ernest Cole: Lost And Found), de Raoul Peck (prêmio de melhor documentário)
Esta Minha Vida (This Life of Mine), de Sophie Fillières (prêmio SACD da Quinzena dos Realizadores)
Grand Tour (Grand Tour), de Miguel Gomes (prêmio de melhor direção)
Julie Permanece em Silêncio (Julie Keeps Quiet), de Leonardo Van Dijl (prêmio SACD da Semana da Crítica)
Os Malditos (The Damned), de Roberto Minervini (prêmio de melhor direção da seção Um Certo Olhar)
Simón da Montanha (Simon of the Mountain), de Federico Luis (grande prêmio da Semana da Crítica)
Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (grande prêmio do júri)
Vira-Lata (Mongrel), de Chiang Wei Liang, You Qiao Yin (menção especial do prêmio Caméra d’Or para o melhor filme de um diretor estreante, na Quinzena dos Realizadores)
Festival de Guadalajara
Eu Vi Três Luzes Negras (I Saw Three Black Lights), de Santiago Lozano Álvarez (melhor fotografia e roteiro na competição iberoamericana)
Fenômenos Naturais (Natural Phenomena), de Marcos Díaz Sosa (prêmio de melhor primeiro longa-metragem)
Não Nos Moverão ( We Shall Not Be Moved), de Pierre Saint Martín (prêmios do público e de melhor filme mexicano)
Festival de Gotemburgo
Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas (Me, Maryam, the Children and 26 Others),de Farshad Hashemi (prêmio de melhor filme de estreia)
Festival de Lima
Reas (Reas), de Lola Arias (menção especial de melhor documentário)
Festival de Locarno
Afogamento Seco (Drowning Dry), de Laurynas Bareiša (prêmios de melhor direção e melhor atuação para o elenco)
Escute as Vozes (Listen to the Voices), de Maxime Jean Baptiste (prêmio especial do júri da seção Cineastas do Presente)
Hanami (Hanami), de Denise Fernandes (prêmio de melhor direção para realizadores em ascensão e menção especial da competição de primeiros filmes)
Linha Verde (Green Line), de Sylvie Ballyot (prêmio MUBI para melhor primeiro longa-metragem e primeiro prêmio do júri jovem)
Lua (Moon), de Kurdwin Ayub (prêmio especial do júri)
Salve Maria (Salve Maria), de Mar Coll (menção especial na competição oficial)
Festival de Málaga
A Casa (La Casa), de Álex Montoya (prêmios da crítica, do público e de melhor roteiro)
Golán (Golan), de Orlando Culzat (prêmio de melhor fotografia)
Os Pequenos Amores (Little Loves), de Celia Rico (prêmio especial do júri e prêmio de melhor atriz coadjuvante, para Adriana Ozores)
Os Tons Maiores (The Major Tones), de Ingrid Pokropek (prêmios de melhor filme ibero-americano e melhor atriz, para Sofía Clausen)
Segundo Prêmio (Saturn Return), de Isaki Lacuesta, Pol Rodríguez (prêmios de melhor filme espanhol, direção e edição)
Stella. Vítima e Culpada (Stella. A Life), de Kilian Riedhof (prêmio do público)
Festival de Roterdã
Flathead (Flathead), de Jaydon Martin (prêmio especial do júri)
Vivendo de Mentiras (Schirkoa: In Lies We Trust), de Ishan Shukla (prêmio NETPAC de melhor filme asiático)
Festival de San Sebastián
Abril (April), de Dea Kulumbegashvili (prêmio de melhor filme da competição Zabaltegi-Tabakalera)
Kalak (Kalak), de Isabella Eklöf (prêmio especial do júri e prêmio de melhor fotografia)
Os Vislumbres (Glimmers), de Pilar Palomero (prêmio de melhor atuação principal, para Patricia López Arnaiz)
Festival de Sundance
Gaucho Gaucho (Gaucho Gaucho), de Michael Dweck, Gregory Kershaw (prêmio especial do júri de melhor documentário norte-americano)
Guerra da Porcelana (Porcelain War), de Brendan Bellomo, Slava Leontyev (grande prêmio do júri de melhor documentário)
Lidando Com os Mortos (Handling the Undead), de Thea Hvistendahl (prêmio especial do júri pela música original na competição World Cinema Dramatic)
Noturnos (Nocturnes), de Anupama Srinivasan, Anirban Dutta (prêmio especial do júri da seção World Cinema Documentary)
Sugarcane (Sugarcane), de Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie (prêmio de melhor direção da seção U.S. Documentary)
Sujo (Sujo), de Astrid Rondero, Fernanda Valadez (grande prêmio do júri)
Festival de Tribeca
Agarra-Me Forte (Don’t You Let Me Go), de Ana Guevara, Leticia Jorge (prêmio Nora Ephron)
Samia (Samia), de Yasemin Samdereli (menção especial do júri)
Festival de Veneza
A Testemunha (The Witness), de Nader Saeivar (prêmio do público da seção Horizontes Extra)
Abril (April), de Dea Kulumbegashvili (prêmio especial do júri)
Ainda Estou Aqui (I´m Still Here), de Walter Salles (prêmio de melhor roteiro)
Familiar Touch (Familiar Touch), de Sarah Friedland (prêmios de melhor direção e de melhor atriz, para Kathleen Chalfant, na seção Horizontes; vencedor do Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis de melhor filme de estreia)
Happy Holidays (Happy Holidays), de Scandar Copti (prêmio de melhor roteiro da seção Horizontes)
Não Chore, Borboleta (Don`t Cry, Butterfly), de Duong Dieu Linh (prêmio de melhor filme da Semana da Crítica)
O Ano Novo que Nunca Veio (The New Year that Never Came), de Bogdan Muresanu (prêmio de melhor filme da seção Horizontes)
O Brutalista (The Brutalist), de Brady Corbet (prêmios da crítica e de melhor direção)
Paul e Paulette Tomam um Banho (Paul and Paulette Take a Bath), de Jethro Massey (prêmio do público da Semana da Crítica)
Um Daqueles Dias em que Hemme Morre (One of Those Days When Hemme Dies), de Murat Firatoglu (prêmio especial do júri da seção Horizontes)
Vermiglio (Vermiglio), de Maura Delpero (grande prêmio do júri)
Vittoria (Vittoria), de Alessandro Cassigoli, Casey Kauffman (prêmios Arca CinemaGiovani de melhor filme italiano e da Federação Italiana de Cineclubes (FEDIC) de melhor filme na seção Horizontes Extra)
Hot Docs
Cultivando a Revolução (Farming the Revolution), de Nishtha Jain, Akash Basumatari (prêmio de melhor filme internacional)
Indie Lisboa
No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (prêmio do público)
O Ouro e o Mundo (Gold Songs), de Ico Costa (prêmio de melhor filme português)
Karlovy Vary
Estrangeiro (Stranger), de Zhengfan Yang (prêmio de melhor filme da seção Proxima Competition)
Ondas (Waves), de Jirí Mádl (prêmio do público)
Três Dias de Pesca (Three Days of Fish), de Peter Hoogendoorn (prêmio de melhor atuação, para Guido Pollemans e Ton Kas)
South by Southwest (SXSW)
Mamífera (Mamifera), de Liliana Torres (prêmio especial do júri)
Visions du Réel
No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (prêmio do público)
Tallinn Black Nights
Tentigo (Tentigo), de Ilango Ram (prêmio especial do júri na competição de primeiros longas-metragens)