Jornal da Mostra

05/10/2024

Prêmio do Júri é disputado por 131 filmes da seção Competição Novos Diretores

Juri da 48ª Mostra
Juri da 48ª Mostra

A Mostra dá as boas-vindas e destaca os novos realizadores, vindos de vários países. Na 48ª edição, 131 filmes estão na Competição Novos Diretores: são cineastas que apresentam seu primeiro ou segundo longa-metragem. Os títulos que compõem a seção concorrem ao Troféu Bandeira Paulista.

Nas sessões, o público da Mostra avalia os filmes e seleciona os seus preferidos, que, em seguida, serão submetidos ao Júri, que este ano é formado por Camila Pitanga, Gonçalo Waddington, Hebe Tabachnik, Kyle Stroud, Mohsen Makhmalbaf e Thierry Meranger.

A lista conta com filmes selecionados em festivais como os de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno, Roterdã, Toronto, Sundance, San Sebastián, Karlovy Vary, Tribeca e Cinéma du Réel. O Brasil tem quatro títulos selecionados, ao lado de obras de mais de 50 países, como Somália, Dinamarca, Sérvia, Irã, China, França, Estados Unidos, Palestina, Cabo Verde, Luxemburgo, Jordânia, Argentina, México e Polônia. 

Veja a lista completa dos filmes da seção Competição Novos Diretores.

2035 (2035), de Jaein Park (Coreia do Sul)

78 Dias (78 Days), de Emilija Gasic (Sérvia)

A Borda dos Sonhos (The Brink of Dreams), de Nada Riyadh, Ayman El Amir (Egito, França, Dinamarca, Catar, Arábia Saudita)

A Casa das Estações (House of the Seasons), de Jung Min Oh (Coreia do Sul)

A Filha do Meu Pai (My Father`s Daughter), de Egil Pedersen (Noruega, Suécia, Finlândia)

A Maioria das Pessoas Morre no Domingo (Most People Die on Sundays), de Lair Said (Argentina, Itália, Espanha)

A Mulher que Chora (The Woman Who Cries), de George Walker Torres (Brasil)

A Nossos Amigos (To Our Friends), de Adria Orr (Espanha, Portugal)

A Vida É uma Cadela (Life`s A Bitch), de Xavier Seron (Bélgica, França)

A Vila Perto do Paraíso (The Village Next to Paradise), de Mo Harawe (Áustria, França, Alemanha, Somália)

Abril (April), de Dea Kulumbegashvili (Geórgia, França, Itália)

Afogamento Seco (Drowning Dry), de Laurynas Bareiša (Lituânia, Letônia)

After Party (After Party), de Vojtech Strakatý (República Tcheca)

Água Salgada (Salt Water), de Steven Morales Pineda (Colômbia)

Arcadia (Arcadia), de Yorgos Zois (Grécia, Bulgária, Estados Unidos)

As Antiguidades (The Antique), de Rusudan Glurijdze (Geórgia, Finlândia, Suíça, Alemanha)

As Crianças Vermelhas (Red Path), de Lotfi Achour (Tunísia, França, Bélgica, Polônia, Arábia Saudita, Catar)

As Léguas (The Leagues), de Diego Fió (Argentina)

Balomania (Balomania, de Sissell Morell Dargis (Dinamarca, Espanha)

Bangarang (Bangarang), de Giulio Mastromauro (Itália)

Basileia (Basileia), de Isabella Torre (Itália, Suécia)

Bicho Monstro (Creature Beyond The Hill), de Germano de Oliveira (Brasil)

Blue Sun Palace (Blue Sun Palace), de Constance Tsang (Estados Unidos)


Boa Menina (Good One), de India Donaldson (Estados Unidos)

Boalândia (Boalândia), de Patrik Thomas, Mathias Reitz Zausinger (Alemanha, Brasil)

Breve História de uma Família (Brief History of a Family), de Lin Jianjie (China, França, Dinamarca, Catar)

Bumerangue (Boomerang), de Shahab Fotouhi (Alemanha, Irã)

Caçadores em um Campo Branco (Hunters on a White Field), de Sarah Gyllenstierna (Suécia)

Conduzindo Seus Pássaros (Leading Your Birds), de Takeru Ozaki (Japão)

Contos de Gaza (Gazan Tales), de Mahmoud Nabil Ahmed (Palestina, Tunísia)

Corações Jovens (Young Hearts), de Anthony Schatteman (Bélgica, Holanda)

Crickets, It’s Your Turn (Crickets, It’s Your Turn), de Olga Korotko (França, Cazaquistão)

Delírio (Delirio), de Alexandra Latishev Salazar (Costa Rica, Chile)

Deserto da Namíbia (Desert of Namibia), de Yoko Yamanaka (Japão)

Diários do Líbano (Diaries From Lebanon), de Myriam El Hajj (Líbano, França, Arábia Saudita)

Dispersora de Amantes (Mistress Dispeller), de Elizabeth Lo (China, Estados Unidos)

Don Goyo (Don Goyo), de Jorge Flores Velasco (Equador)

Eephus (Eephus), de Carson Lund (Estados Unidos, França)

Em Fuga (Elbow), de Asli Özarslan (Alemanha, Turquia, França)

Em Nome do Sangue (In the Name of Blood), de Akaki Popkhadze (França, Bélgica, Geórgia)

Enquanto Isso na Terra (Meanwhile On Earth), de Jeremy Clapin (França, Bélgica)

Escute as Vozes (Listen to the Voices), de Maxime Jean Baptiste ( Guiana, Bélgica, França)

Estamos no Ar (We`re on Air), de Diogo Costa Amarante (Portugal)

Eu Vi Três Luzes Negras (I Saw Three Black Lights), de Santiago Lozano Álvarez (Colômbia, México, França, Alemanha)

Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas (Me, Maryam, the Children and 26 Others),de Farshad Hashemi (Irã, Alemanha)

Exibindo o Perdão (Exhibiting Forgiveness), de Titus Kaphar (Estados Unidos)

Familiar Touch (Familiar Touch), de Sarah Friedland (Estados Unidos)

Fenômenos Naturais (Natural Phenomena), de Marcos Díaz Sosa (Cuba, Argentina, França, México)

Flathead (Flathead), de Jaydon Martin (Austrália)

Fogo do Vento (Fire of Wind), de Marta Mateus (Portugal, Suíça, França)

Gafanhoto (Locust), de KEFF (Taiwan, Estados Unidos, França, Catar)

Garota por um Dia (Girl for a Day), de Jean-Claude Monod (França)

Golán (Golan), de Orlando Culzat (Colômbia)

Guerra da Porcelana (Porcelain War), de Brendan Bellomo, Slava Leontyev (Austrália, Estados Unidos, Ucrânia)

Hanami (Hanami), de Denise Fernandes (Suíça, Portugal, Cabo Verde)  

Happy Holidays (Happy Holidays), de Scandar Copti (Palestina, Alemanha, França, Itália, Catar)

Henry Fonda para Presidente (Henry Fonda for President), de Alexander Horwath (Áustria, Alemanha)

Hollywoodgate (Hollywoodgate), de Ibrahim Nash’at (Alemanha, Estados Unidos)

Holy Cow (Holy Cow), de Louise Courvoisier (França)

Horizonte (Horizont), de César Augusto Acevedo (Colômbia, França, Luxemburgo, Chile, Alemanha) 

Ilha do Açúcar (Sugar Island), de Johanné Gómez Terrero (República Dominicana, Espanha)

Intervenção (Moving Up), de Gustavo Ribeiro (Brasil)  

Inverno Sem Fim (Endless Winter), de Nikolay Larionov (Rússia)

Joqtau (Joqtau), de Aruan Anartay (Cazaquistão)

Julie Permanece em Silêncio (Julie Keeps Quiet), de Leonardo Van Dijl (Bélgica, Suécia)

La Pampa (Block Pass), de Antoine Chevrollier (França)

Lamentavelmente ao Amanhecer (Regretfully at Dawn), de Sivaroj Kongsakul (Tailândia, Singapura)

Lidando Com os Mortos (Handling the Undead), de Thea Hvistendahl (Noruega)

Linha Verde (Green Line), de Sylvie Ballyot (França, Líbano, Catar)

Mãe Mara (Mother Mara), de Mirjana Karanovic (Suíça, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Luxemburgo)

Matar um Cavalo Mongol (To Kill a Mongolian Horse), de Xiaoxuan Jiang (Malásia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Hong Kong)

Matriosca (Matryoshka), de Jorge Forero (Colômbia)

Memórias de um Caracol (Memoir of a Snail), de Adam Elliot (Austrália)

Meu Fantástico Estranho (My Wonderful Stranger), de Johanna Pyykkö (Noruega, Suécia, França)

Mi Bestia (Mi Bestia), de  Camila Beltrán (Colômbia, França)

Não Chore, Borboleta (Don`t Cry, Butterfly), de Duong Dieu Linh (Vietnã, Singapura, Filipinas, Indonésia)

Não Nos Moverão ( We Shall Not Be Moved), de Pierre Saint Martín (México)

No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor (Palestina, Noruega)

O Agrônomo (The Agronomist), de Martín Turnes (Argentina)

O Ano Novo que Nunca Veio (The New Year that Never Came), de Bogdan Muresanu (Romênia, Sérvia)

O Caso dos Estrangeiros (The Strangers` Case), de Brandt Andersen (Jordânia)  

O Cheiro do Leite Queimado (Smell of Burnt Milk), de Justine Bauer (Alemanha)

O Elemento de Yasmeen (Yasmeen`s Element), de Amman Abbasi (Paquistão, Estados Unidos)

O Maior Bocejo da História (The Great Yawn of History), de Aliyar Rasti (Irã)

O Mar ao Longe (Across the Sea), de Saïd Hamich Benlarbi (Marrocos, França, Bélgica)

O Navio Branco (The White Ship), de Inga Shepeleva (Rússia, França)

O Novo Amanhecer Desaparece (New Dawn Fades), de Gürcan Keltek (Turquia, Itália, Alemanha, Noruega, Holanda)

O Ouro e o Mundo (Gold Songs), de Ico Costa (França, Portugal)

O Vaqueiro (The Cowboy), de Emma Rozanski (Colômbia, Austrália)

O Vidreiro (The Glassworker), de Usman Riaz (Paquistão, Espanha)

Obrigado por Escolher o Nosso Banco (Thank You for Banking With Us), de Laila Abbas (Palestina, Alemanha)

Observadora (Gazer), de Ryan J. Sloan (Estados Unidos)

Os Maus Patriotas (The Bad Patriots), de Victor Fraga (Reino Unido)

Os Pequenos Amores  (Little Loves), de Celia Rico (Espanha, França)

Os Tons Maiores (The Major Tones), de Ingrid Pokropek (Argentina, Espanha)

Outro (Else), de Thibault Emin (França, Bélgica)

Paul e Paulette Tomam um Banho (Paul and Paulette Take a Bath), de Jethro Massey (Reino Unido)

Pedro Páramo (Pedro Páramo), de Rodrigo Prieto (México)

Piano de Família (The Piano Lesson), de Malcolm Washington (Estados Unidos)

Que Deus Esteja Com Eles (In God They Trust), de Riss (França)

Reas (Reas), de Lola Arias (Argentina, Alemanha, Suíça)

Riviera (Riviera), de Orfeas Peretzis (Grécia, França)

Rocinante (Rosinante), de Baran Gündüzalp (Turquia)

Rock Bottom (Rock Bottom), de Maria Trénor (Espanha, Polônia)

Rumo a uma Terra Desconhecida (To a Land Unknown), de Mahdi Fleifel (Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Catar, Arábia Saudita, Palestina)

Russos na Guerra (Russians at War), de Anastasia Trofimova (Canadá, França)

S/he Is Still Her/e – O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge (S/he Is Still Her/E – The Official Genesis P-Orridge Documentary), de David Charles Rodrigues (Estados Unidos)

Sabores do Iraque (Flavors of Iraq), de Léonard Cohen (França, Bélgica)

Sem Pagar Aluguel (Rent Free), de Fernando Andrés (Estados Unidos)

September Disse (September Says), de Ariane Labed (Irlanda, Alemanha, Reino Unido)

Shahid (Shahid), de Narges Kalhor (Alemanha)

Simón da Montanha (Simon of the Mountain), de Federico Luis (Argentina, Chile, Uruguai) 

Sob o Céu Cinzento (Under the Grey Sky), de Mara Tamkovich (Polônia)

Sob o Vulcão (Under the Volcano), de Damian Kocur (Polônia)  

Sol de Inverno (My Sunshine), de Hiroshi Okuyama (Japão, França)

Sons (Sons), de Gustav Möller (Dinamarca, Suécia)

Sozinhos na Noite (Alone in the Night), de Guillermo Rojas (Espanha)

Sr (Sr), de Lea Hartlaub (Alemanha)

Sugarcane (Sugarcane), de Julian Brave NoiseCat e Emily Kassie (Canadá)

Sujo (Sujo), de Astrid Rondero e Fernanda Valadez (México, França, Estados Unidos)

Tempo de Ser Forte (Time to Be Strong), de Sun Namkoong (Coreia do Sul)

Tentigo (Tentigo), de Ilango Ram (Sri Lanka, Índia)

The Great Phuket (The Great Phuket), de Liu Yaonan (Hong Kong, China, França, Alemanha, Bélgica)

Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais (Everyone (Still) Has Problems With Sex), de Renata Paschoal (Brasil)

Três Dias de Pesca (Three Days of Fish), de Peter Hoogendoorn (Holanda, Bélgica)

Trilha dos Fantasmas (Ghost Trail), de Jonathan Millet (França, Alemanha, Bélgica)

Um Daqueles Dias em que Hemme Morre (One of Those Days When Hemme Dies), de Murat Firatoglu (Turquia)

Um Pouco Estrangeira (A Bit of a Stranger), de Svitlana Lishchynska (Ucrânia, Alemanha, Suécia)

Uma Luz Negra (A Dark Light), de Alberto Hayden (Chile)

Uma Terra em Chamas (A Fireland), de Mona Convert (França, Portugal)

Vira-Lata (Mongrel), de Chiang Wei Liang e You Qiao Yin (Taiwan, Singapura, França)